Respostas simples a questões triviais
Recentemente, o AM partilhou, no escondidinho digital WhatsApp, um recorte de uma crónica retirada de um jornal datado de dezembros passados. A ilustre imagem relatava uma dessas decisões sem importância que são tomadas quotidianamente na Pérola: uma adjudicação a uma entidade que se dedica ao “comércio e prestação de serviços” para a “conclusão de construção da residência oficial do administrador do distrito”. A grandiosa missão custaria perto de 35 milhões de meticais. Muito provavelmente porque já se sabe da falta de seriedade dos nossos empreiteiros, o administrador colocou um prazo de 90 dias — coitdo do sô michador, a contratação poderia muito bem estar a acontecer depois da fuga do primeiro empreiteiro com dinheiro e tudo e trabalho zero.
Porque já passavam quase oito meses, no princípio ignorei o meme. No entanto, como brisa soprando à tarde depois de um dia quente e húmido, a imagem veio-me convidativa e sedutora. E num exercício de pensamento, iniciei com a pergunta “qual seria o valor mínimo, em meticais, para construir uma casa para humanos”?
Para simplificar, a única condição a satisfazer é albergar pelo menos um humano, descontando o valor do esforço e do tempo, os esboços, etc. Apesar de ser contraintuitivo, já que falei de mínimo, a resposta parece habitar entre o zero absoluto e alguns milhares: um espectro vasto como a miragem de possibilidades no país.
Sendo essa uma não-solução, decidi submeter a questão para o grupo, especificamente para o LS que é arquitecto. Mas, desta vez, já conhecendo a vastidão das possibilidades deste espaço habitado por zeros e uns, reformulei a pergunta: seria possível edificar uma casa no valor de 10 mil meticais? O MB riu-se e disse “pergunte ao MJ, nem para um pedaço do muro…”. Passadas algumas horas, o MJ respondeu: “txuna uma palhota de pau-a-pique, com estacas que vais cortar no mato”.
Segundo o último censo geral da população e habitação (2017), 47,4% das casas moçambicanas são essas palhotas construídas com estacas cortadas no mato.
Portanto, a resposta era simples: 10 mil é mais do que suficiente para construir uma casa.
Imagino que assim tenha sido a conversa do sô administrador e seu empreiteiro. “É possível finalizar uma casa no valor de pelo menos 34 milhões de meticais?” “Sim.” “Ok, tens 90 dias para fazer o trabalho.” “Fechado!”
Contas básicas e triviais.
P.S. Até hoje, LS, o meu amigo arquitecto, ainda não me respondeu.